quarta-feira, 23 de maio de 2012

Reportagem da inauguração do ateliê

Reportagem realizada pela prefeitura de Tremembé a respeito da inauguração do ateliê em Tremembe.

http://tremembe.sp.gov.br/materias.asp?codid=1238#
Ateliê é inaugurado na cidade
Foi inaugurado em Tremembé na noite de quinta-feira, 17 de maio, o Ateliê Kleber Marcellino. O espaço dedicado à promoção e ao ensino da pintura em tela promete impulsionar o incentivo à arte no município. Cerca de 30 pessoas entre artistas da região, amigos e familiares do idealizador do Ateliê, Kleber Marcellino Barbosa, marcaram presença no evento.
Também estiveram presentes na inauguração personalidades do mundo artístico na região do Vale do Paraíba, como o escultor Fernando Ito, o artista plástico Henrique Justen e os membros do grupo de pesquisa em artes visuais Arte Raíz, Josué Amadeu e Daniel Alves.
Kléber Marcellino Barbosa desenha desde criança. Hoje, aos 28 anos, o menino que “rabiscava” papéis em branco tornou-se um artista. Suas obras percorrem o Brasil e já foram conhecidas no exterior, em uma exposição realizada em Londres, na Inglaterra. Alguns de seus quadros agora fazem parte do acervo de obras artísticas do Palácio de Buckingham, a residência oficial da monarquia inglesa. Com seu ateliê, Kleber pretende trazer arte para Tremembé, dando aulas de pintura em tela, fazendo exposições de suas obras e de trabalhos de seus alunos e organizando workshops sobre diferentes técnicas de pintura.
Desde 2007, o artista também dá aulas no Horto Municipal de Tremembé, gratuitamente, pela Prefeitura da cidade. O grupo de alunas aprende técnicas de pintura acrílica, pintura a óleo e também faz um estudo das cores. Com o reconhecimento no exterior e aulas ao ar livre, em um espaço público, o trabalho de Kleber passou a ser conhecido no município e valorizado por artistas do Vale.
Para o pintor, o ateliê representa a realização de um sonho. “Sempre tive um espaço em casa. Teve uma época em que eu trabalhava no rancho. Depois peguei a sala. Mas sempre senti essa vontade de ter um ateliê meu”, conta. “O grupo Arte Raíz tem um ateliê em Taubaté, mas é um ateliê de produção e não de aulas. Desde janeiro comecei a procurar um lugar. No dia em que pensei em desistir achei esse lugar. E esse sonho virou realidade”, completa o pintor. Ele afirma também, que já tem planos para o futuro do local. “Quero ver o ateliê se transformar em um espaço cultural, com muitas oficinas, projetos de música e exposições”, revela Kleber.
O escultor Fernando Ito, ressalta que a iniciativa de Kleber é importante para a cidade pois motiva o interesse da população pela arte. “Esse espaço chama a atenção de pessoas de todas as idades. É um lugar para elas se reunirem e aprender arte. Infelizmente, temos uma carência muito grande desses espaços em todos os lugares, não só no Brasil. E quando vem uma pessoa com essa ideia é muito bom”, diz o escultor.
Para o professor de artes gráficas e membro do grupo Arte Raíz, Daniel Alves, a inauguração representa a oportunidade do início de um circuito artístico no município. “Kleber é o primeiro do nosso grupo a abrir um ateliê. Na minha opinião, agora começa a surgir um roteiro artístico em Tremembé. Com certeza, outros artistas trabalharão para realizar essa mesma iniciativa. E  cidade ganha muito com isso”, comenta.
O Ateliê Kleber Marcellino está localizado à Rua Monsenhor Amador Bueno, 346, Centro, com horário de funcionamento das 9h às 18h, (quarta e quinta-feira) e das 9h às 13h (sexta-feira e sábado). Outras informações também podem ser obtidas pelo endereço eletrônico www.atelieklebermarcellino.blogspot.com.br.
Coordenadoria Técnica de Comunicação / PMETT
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário